Da minha estante
Semana passada um tour por uma livraria fez sucesso no meu perfil no Instagram. Como eu amo esse assunto e sempre estou atrás da próxima leitura, hoje vim compartilhar cinco livros cinco estrelas que li este ano:
Água Fresca para as flores - Valérie Perrin
Esse livro me surpreendeu tanto! Depois da leitura de Três, outro título da autora, corri para Água fresca para as flores, que já havia sido super indicado e estava na minha estante, parado.
Já comecei surpresa ao conhecer a protagonista, Violette, que é a zeladora de um cemitério. Violette conhece os frequentadores habituais do cemitério e seus amigos são a equipe de coveiros e o padre da região. É comum que ela receba em sua casa (no cemitério) pessoas sofrendo diante da perda, e ela faz questão de acompanhar cada velório.
A rotina é quebrada quando um homem insiste em deixar as cinzas da mãe junto ao túmulo de um desconhecido. Quando Julien entra na vida de Violette, a gente começa a conhecer a sua história até finalmente entender como ela chegou até ao cemitério.
Esse livro é tão lindo, e tão triste, e tão lindo! No fim das contas é sobre o amor e sobre buscar a felicidade. Lindo.
O jogo dos desejos - Meg Shaffer
Eu tinha zero expectativas ao começar a ler O jogo dos desejos. Lucy Hart é uma assistente pedagógica de vinte e seis anos que divide seu amor à leitura com seus alunos. Um deles, Christopher, se aproximou de Lucy depois uma tragédia: perdeu seus pais em um acidente.
Lucy é apaixonada pelo menino e seu maior desejo é adotá-lo, mas ela não tem os recursos exigidos para isso. Ela segue juntando suas economias, mas está quase desistindo, até que chega uma notícia de um de seus autores favoritos, Jack Masterson.
Depois de anos sem títulos inéditos, Jack escreveu um novo livro da sua série da Ilha Relógio, que marcou a infância de uma geração. Mas a notícia é que ele fará um concurso que definirá o dono da única cópia, e apenas quatro pessoas poderão competir. Lucy é uma delas.
A possibilidade de ganhar o manuscrito e finalmente poder adotar Christopher leva Lucy à verdadeira Ilha Relógio, onde ela responderá charadas e enfrentará oponentes em busca do seu maior desejo.
Um livro fofo para qualquer idade, mas ainda mais especial para quem sempre amou a leitura.
A crise do conforto - Michael Easter
Você já parou para perceber como levamos uma vida cercada de confortos? A maioria das pessoas não precisa se preocupar com a próxima refeição, já que existem mercados onde podem escolher o que comer. Na hora de dormir, uma cama macia nos aguarda. Para nos locomovermos, veículos tornam a tarefa mais eficiente e menos cansativa.
O autor Michael Easter decidiu passar um mês em uma caçada no Alasca, vivendo em uma barraca e sem acesso à cidades e muito menos sinal de celular. Durante o livro vamos viajando com Michael e questionando a nossa sociedade moderna, cercada de conforto. Será que ela nos faz feliz?
Estamos vivendo uma epidemia de ansiedade e outras doenças mentais, viciados em telas e cada vez menos ativos. Algumas questões surgem ao longo da leitura e me peguei questionando várias vezes nosso modo de vida. Vale a leitura.
Scarcity brain - Michael Easter
Gostei tanto de A crise do conforto que também li o novo livro do autor, ainda sem edição brasileira. Em Scarcity brain (mentalidade da escassez em tradução livre) Michael fala sobre como nosso cérebro nos leva a hábitos ruins e como podemos retomar o controle.
Nós somos programados para querer sempre mais. Foi essa mentalidade de escassez que garantiu a nossa sobrevivência por milhares de anos. Mas nossa evolução não acompanhou o desenvolvimento da sociedade moderna, e hoje a mentalidade da escassez pode nos levar a vícios e hábitos ruins.
Michael mostra como um ajuste nas máquinas caça-níqueis fizeram com que virassem uma sensação depois de passarem anos sendo preteridas nos cassinos. A possibilidade de uma recompensa imprevisível aliada à repetição rápida da ação (girar a manivela) fez com que o jogo se tornasse um dos favoritos dos frequentadores.
Ele passa por vários hábitos negativos, como compras em excesso, compulsão alimentar, consumo de álcool e drogas, sempre com uma vivência para ilustrar como o loop da escassez pode ser quebrado. Muito interessante para quem busca melhores hábitos.
Good morning, monster - Catherine Gildiner
Catherine foi uma terapeuta durante mais de 25 anos e em Good Morning, Monster (ainda sem edição brasileira) ela compartilha as histórias de cinco pacientes que marcaram a sua carreira.
As histórias são intensas (não é um livro fácil de ler, principalmente sabendo que não se trata de uma ficção). Uma delas é a de Danny, um homem adorado por seus companheiros de trabalho que perdeu a esposa e a filha em um acidente e voltou ao trabalho no dia seguinte. O chefe o aconselhou a buscar uma terapia para lidar com o luto, e nas primeiras sessões ele simplesmente não falava. Outro caso deu origem ao título do livro: a mãe que não queria ter filhos que cumprimentava a filha todos os dias com "Good morning, monster”.
A autora compartilha as histórias e as suas percepções enquanto terapeuta ao lidar com cada caso, inclusive suas inseguranças e falhas. Livro super interessante, leia se gostou de Talvez você devesse falar com alguém.
Vou adorar receber as suas indicações de livros aqui nos comentários!
Lu, suas dicas são sempre certeiras para mim! Já coloquei alguns na listinha aqui e fiquei muito curiosa para ler o “Água fresca para as flores”!
Acho que os links que deixou por aqui neste post devem ser links afiliados. Espero que sejam. Acho que você adoraria este suspense que ando lendo, Lu!💕 Chama-se Não conte a ninguém do Harlan Coben. É um livro mais antigo, mas vale a leitura!💚